Pelos encravados são consequência da dificuldade dos fios em romper a pele para crescer. A inflamação causada por eles é mais comum em áreas com dobras, como a virilha das mulheres ou o pescoço e a nuca dos homens. A depilação definitiva é uma alternativa prática para os pelos encravados.
Para evitar o encravamento mantenha os poros desobstruídos. Roupas apertadas e excesso de oleosidade dificultam o crescimento dos fios para fora do corpo, o que pode causar foliculite, a infecção do folículo piloso em virtude do pelo encravado. A não ser que sua pele seja muito seca, prefira sempre os cremes sem óleo (oil-free) para hidratação e utilize roupas 100% algodão. Os tecidos sintéticos também são inimigos da liberdade do pelo.
Durante a depilação, ao utilizar lâminas não é recomendado ir contra o sentido de crescimento do pelo, sendo aconselhável também evitar a cera, que fragmenta o fio e facilita o surgimento de pelos encravados. Após a depilação são recomendados hidratantes à base de ureia ou ácido lático. Esses ativos tem efeito esfoliante e impedem a queratinização excessiva que aumenta a chance de pelos encravados.
A esfoliação periódica elimina as impurezas, desentope os poros, renova a pele e evita os pelos encravados. Contudo, são necessários cuidados para que o excesso deste procedimento não desgaste a cobertura do corpo.
Cremes anti-inflamatórios podem ser usados para evitar a progressão de um pelo encravado para um quadro de foliculite que necessite de antibióticos. Em caso de complicações seu médico deve ser consultado.
A depilação a laser age na raiz do fio e evita o surgimento de pelos encravados. Além disso, as manchas provocadas pela foliculite também são eliminadas com a depilação a laser.
*Para marcar sua consulta entre em contato pelo formulário abaixo:
IMPORTANTE: segundo as Regras de Publicidade Médica, é vedado ao médico consultar, diagnosticar ou prescrever por qualquer meio de comunicação de massa ou à distância. Portanto, todo o conteúdo deste site tem caráter exclusivamente de esclarecimento e educação da sociedade, nenhuma informação exposta aqui substitui a consulta médica presencial.
Cadastre-se e receba novidades